EccoS Revista Científica

Eccos é a publicação de difusão acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-Uninove). A revista é publicada desde 1999, semestralmente, e a partir de 2012, quadrimestralmente, difundindo manuscritos que tenham sua fundamentação na área educacional e no campo das humanidades e das ciências sociais. No ano de 2014, passa a publicar exclusivamente em versão online.

A contar de sua primeira edição tem publicado textos acadêmicos relevantes para as temáticas relativas à educação, mantendo a regularidade da publicação e a colaboração de uma multiplicidade  de autores das  diversas instituições de educação e pesquisa brasileiras e de outros países. 

A Revista publica textos que consistem em aportes teóricos e metodológicos para a área educacional, na forma de dossiês temáticos, artigos originais, relatórios de pesquisa, ensaios e resenhas críticas. 

Seu objetivo maior é contribuir para a difusão de trabalhos acadêmicos que se inscrevam no campo das ciências da educação, oferecendo acesso livre e imediato a todo o seu conteúdo pelo portal www.uninove.br/revistaeccos, sob o princípio da ampla e irrestrita difusão do conhecimento.

Eccos  garantiu, ao longo da sua história,  a diversidade institucional dos autores, evitando o caráter endógeno, e a presença de pesquisadores filiados a distintas instituições estrangeiras e de todas as regiões do Brasil.

Além da língua oficial da Revista, o português, os textos poderão ser submetidos e publicados nos seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano. As submissões dos artigos, ensaios, relatos de pesquisas e resenhas deverão ser realizadas, exclusiva e impreterivelmente, pelo portal da revista.

EccoS está avaliada pelo QUALIS-CAPES como A2.

A Revista está registrada num amplo e qualificado conjunto de bases de dados nacionais e estrangeiras, de grande alcance, repercussão e credibilidade acadêmico-científica.


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Notícias

 

Chamada de Dossiê Temático: “ECONOMIA POLÍTICA E EDUCAÇÃO”

 
Eccos Revista Científica faz saber que está aberta a chamada pública para o dossiê temático da edição  n. 47, set./dez. 2018.  
Publicado: 2018-05-24 Mais...
 
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No 45 (2018): Pensamento decolonial e interculturalidade na América Latina - desafios para a educação

(jan./abr. 2018)

Sumário

Editorial

Pensamento decolonial e interculturalidade na América Latina: desafios para a educação PDF
Eduardo Santos, Manuel Tavares, Ana Maria Netto Machado, António Joaquim Severino 11-18

Dossiê Temático: Pensamento decolonial e interculturalidade na América Latina - desafios para a educação

A interculturalidade como estratégiade aproximação entre pesquisadores brasileiros e hispano-americanos na perspectiva da descolonização PDF
João Alberto Steffen Munsberg, Gilberto Ferreira da Silva 21-40
A construção de pedagogias decoloniais nos currículos das escolas indígenas PDF
José Licínio Backes 41-58
Colonialidad y descolonización en la educación latinoamericana: el caso de las licenciaturas interculturales indígenas con el Pueblo Kaingang PDF
Jorge Alejandro Santos, Leonel Piovezana, Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi 59-78
Pensar a África em sala de aula: ensino, conhecimento logopático e africanidades no filme Beasts of no nation PDF
Humberto Perinelli Neto, Alexandre Cristiano Baldacin Junior 79-100
Do desprezo à valorização do “portunhol”: testemunho de uma perturbadora experiência de descolonização subjetiva PDF
Ana Maria Netto Machado 101-116
A educação infantil e as práticas pedagógicas descolonizadoras: possibilidades interculturais PDF
Tarcia Regina da Silva, Adelaide Alves Dias 117-136
O jogo capoeira : uma pedagogia decolonial? PDF
Albert Alan de Sousa Cordeiro, Sônia Maria da Silva Araújo 137-154

Artigos

Crenças de eficácia de gestores escolares e as metas do IDESP PDF
Daniela Couto Guerreiro Casanova, Miguel Henrique Russo 157-175
A atividade experimental como estrutura para o ensino de Ciências no CECINE nos anos de 1960 e 1970. PDF
Kênio Erithon Cavalcante Lima, Francimar Martins Teixeira 177-190
A interseccionalidade nas políticas de ações afirmativas como medida de democratização da educação superior PDF
Daniela Auad, Ana Luisa Alves Cordeiro 191-207
Crise ambiental, consumo e artefatos culturais: provocações ao tempo contemporâneo PDF
Paula Corrêa Henning, Virginia Tavares Vieira, Clarissa Corrêa Henning 209-220
Reflexões sobre o PROCAMPO – Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo PDF
Ramofly Bicalho 221-236
O ensino médio no Brasil: universalização do acesso e condições de trabalho PDF
Gilvan Luiz Machado Costa 237-253
Concepções de professores sobre Educação Inclusiva no ensino superior privado PDF
Mauricio Resende Rodovalho, Geraldo Eustáquio Moreira, Djiby Mané 255-272
A Política de Institucionalização de Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil PDF
Tânia Barbosa Martins 273-289
A pós-graduação no Brasil: a expansão de doutores no novo Plano Nacional de Educação PDF
Luciana Rodrigues Ferreira, Vera Lucia Jacob Chaves 291-312
Trabalho e formação política dos professores da educação básica PDF
Itacir Carlos Valmorbida, Maurício Roberto da Silva 313-328

Resenhas

A construção da Pedagogia Socialista, de Nadezhda Konstantinovna Krupskaya PDF
SEBASTIÃO CARLOS PEREIRA FILHO 331-335
Ensino-aprendizagem da Língua Inglesa como Língua Estrangeira: refletir para transformar, de Magali Rosa de Sant’Anna PDF
Glauco Corrêa da Cruz Bacic Fratric 336-339

Revista Completa

Eccos n.45 PDF
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EccoS – Revista Científica

ISSN da versão online: 1983-9278
ISSN da versão impressa: 1517-1949 
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