EccoS – Revista Científica


Eccos é a publicação oficial de difusão acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-Uninove). A revista é publicada desde 1999, semestralmente, e a partir de 2001, quadrimestralmente, difundindo manuscritos que tenham sua fundamentação na área educacional e no campo das humanidades. Trata-se de um marco histórico importante ter alcançado a marca de dezessete anos de circulação ininterrupta, com uma produção relevante para as temáticas relativas à educação, mantendo a publicação regular de 41 números, com a colaboração de mais de 500 autores nesse período.

Eccos publica textos que consistem em aportes teóricos e metodológicos para a área educacional, na forma de dossiês temáticos, artigos originais, relatórios de pesquisa, ensaios e resenhas críticas. Seu objetivo maior é contribuir para a difusão de trabalhos acadêmicos que se inscrevam no campo da ciência da educação, oferecendo acesso livre e imediato de todo o seu conteúdo pelo portal www.uninove.br/revistaeccos, sob o princípio da ampla e irrestrita difusão do conhecimento.

A Revista garantiu, ao longo desses anos,  a diversidade institucional dos autores, evitando o caráter endógeno, e a presença de pesquisadores filiados a distintas instituições estrangeiras e de todas as regiões do Brasil.

Eccos está registrada num amplo e qualificado conjunto de bases de dados, nacionais e estrangeiras, de grande alcance, repercussão e credibilidade acadêmico-científica.

EccoS – Scientific Journal

Eccos is the official publication of academic diffusion of the Postgraduate Program in Education of the University Nove de Julho (PPGE-Uninove). The journal is published since 1999, every six months, and from 2001, every four months, disseminating manuscripts that have their foundation in the educational area and in the field of humanities. It is an important historical milestone to have reached the mark of seventeen years of uninterrupted circulation, with a relevant production for the themes related to education, maintaining the regular publication of 41 numbers, with the collaboration of more than 500 authors in that period.

Eccos publishes texts that consist of theoretical and methodological contributions for the educational area, in the form of thematic dossiers, original articles, research reports, essays and critical reviews. Its main objective is to contribute to the dissemination of academic works that are part of the field of educational science, offering free and immediate access to all its content through the portal www.uninove.br/revistaeccos, under the principle of broad and unrestricted diffusion of the knowledge.

Throughout these years, the journal guaranteed the institutional diversity of the authors, avoiding the endogenous character, and the presence of researchers affiliated with different foreign institutions and all regions of Brazil.

Eccos is registered in a wide and qualified set of databases, national and foreign, of wide reach, repercussion and academic-scientific credibility.

Eccos, Revista Cientifica

ECCOS es la publicación oficial de difusión académica del programa de pos-grado en educación de la  Universidad Nove de julho (PPGE-Uninove). La revista se publica desde 1999, cada seis meses, y a cada cuatro meses desde 2001.  Su objetivo es la difusión de manuscritos que tienen su fundamento en la educación y en las humanidades. Este es un hito importante ya que ha alcanzado la marca de diecisiete años de publicación continua, con una producción significativa en los temas relacionados con la educación, manteniendo hasta al final de 2016 la publicación regular de 41 números, con la colaboración de más de 500 autores en este periodo.

ECCOS publica textos que tienen que ver con aportes teóricos y metodológicos relacionados con la educación o con áreas afines. Las publicaciones tienen el formato de  dossiers temáticos, artículos originales, informes de investigación, ensayos y reseñas críticas. Su principal objetivo es contribuir a la difusión de los trabajos académicos que surgen en el campo de las ciencias de educación, proporcionando el acceso libre e inmediato a todos sus contenidos a través del  portal www.uninove.br/revistaeccos, bajo el principio de la difusión amplia y sin restricciones del conocimiento.

La revista ha asegurado, a lo largo de los años, la diversidad institucional de los autores, evitando el carácter endógeno, y la presencia de investigadores afiliados a diferentes instituciones extranjeras y de todas las regiones de Brasil.

ECCOS se ha registrado en un conjunto amplio y cualificado de bases de datos, nacionales y extranjeros, de largo alcance y con gran impacto y credibilidad académica-científica.

La publicación de los artículos se regula por las normas ABNT.

 

Eduardo Santos
Manuel Tavares

Editores


AFILIADA


MEMBRO

  • Clacso – Conselho Latino-americano de Ciências Sociais
     
    http://www.clacso.org

  • Fepae Fórum dos Editores de Periódicos da Área da Educação, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação – Anped

 

BASES INDEXADORAS

 

  • Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
    www.latindex.unam.mx/

Notícias

 

Chamada pública para o Dossiê Temático EccoS, n. 43, mai./ ago. 2017

 

Tema: “Formação e AutoFormação”

Submissões: até 10 de maio

Coordenação Editorial: Linha de Pesquisa “Educação, Filosofia e Formação Humana”

http://www.uninove.br/mestrado-e-doutorado/programa-de-pos-graduacao-em-educacao/linhas-de-pesquisa/ 

 
Publicado: 2017-02-17 Mais...
 
Mais Notícias...

No 40 (2016)

Sumário

Editorial

Editorial PDF
Carlos Bauer, Antonio Joaquim Severino 9-14

Artigos

Prova Brasil e os mecanismos de controle simbólico na organização da escola e no trabalho docente PDF
Marilda Pasqual Schneider, Aline Sartorel 17-31
O processo regulatório da educação superior a distância no Brasil PDF
Marcio Mugnol 33-48
Gestão do processo de reorientação curricular na Rede Municipal de Ensino de Dourados (2001 a 2008) PDF
Eliane Souza de Carvalho, Lindamir Cardoso Vieira de Oliveira 49-65
Políticas educacionais para a formação docente na educação básica PDF
Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares 67-82
Avaliação institucional na educação infantil: a participação das crianças na organização do trabalho pedagógico PDF
Júlio Gomes Almeida, Hosana Vanessa Gomes de Paiva Aguiar 83-96
Práticas de educação infantil: contribuições de estudos científicos (1999-2009) e os desafios à formação do professor PDF
Daniele Ramos de Oliveira, Célia Maria Guimarães 97-112
Valorização Profissional e Condições de Trabalho Docente no Plano Nacional de Educação 2014-2024 PDF
Rosemary Roggero 113-128
A educação popular e o campo das práticas socioeducativas: considerações sobre a história da educação popular e de seus desafios atuais PDF
Luís Antonio Groppo, Suzana Costa Coutinho 129-143
A inserção da Capes na formação de professores da educação básica no Brasil PDF
Nathanael da Cruz e Silva Neto, Silvana Fernandes Lopes, Julio Cesar Torres, Carlos da Fonseca Brandão 145-161
As crianças e a educação ambiental: discursos sobre “gerações do futuro” e apontamentos sobre uma possível contribuição na área PDF
Vânia Roseane Pascoal Maia, Carlos Roberto da Silva machado 63-185
Aprendizagem cooperativa como prática pedagógica inclusiva: aplicação do modelo jigsaw numa turma do 2º ciclo PDF
Isaura Santos Alves, Isabel Rodrigues Sanches, Cláudia Pais Tavares 187-204

Resenhas

Vamos brincar de quê? Cuidado e educação no desenvolvimento infantil de Daniele Nunes Henrique Silva e Fabrício Santos Dias de Abreu (Org.) PDF
Ligia de Carvalho Abões Vercelli 207-211
Caio Prado Júnior: Uma Biografia Política de Luiz Bernardo Pericás PDF
Graziela Naclério Forte 213-214

Revista Completa

Eccos n.40 PDF
  1-224


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

ISSN da versão impressa: 1517-1949
ISSN da versão online: 1983-9278

EccoS – Revista Científica http://www.uninove.br/revistaeccos